top of page

Sobre

A EVIC - Escola Vocacional de Interpretação e Criação nasce da necessidade de trazer à cidade de Viana do Castelo um novo modelo de ensino na área da Dança, potenciando a possibilidade de crianças e jovens, entre os 6 e os 18 anos, acederem a um Ensino Vocacional Extracurricular. Está sediada no centro da cidade, por trás do Teatro Municipal Sá de Miranda, e a inauguração da escola aconteceu em novembro de 2022.

969A9569 bq 2048 b.jpg

Visão

Pretende-se igualmente formar um indivíduo curioso e criativo: com interesse em saber mais; que não se limite aos dogmas aprendidos; que seja capaz de fazer juízos de valor; que procure criticar construtivamente aquilo que aprende; que seja capaz de arranjar soluções criativas para os problemas diários que encontre; e que consiga percecionar a sua própria visão do mundo que
habita. Acredita-se que uma educação que assente nestes pilares é fulcral, pois permite aos alunos a descoberta da individualidade através da exploração de diferentes vias de pensamento e
emoção.

Jovens dançarinos modernos

Missão

Formar bailarinos capazes de se adaptar aos diferentes ambientes
artísticos e que respondam às necessidades dos dias de hoje;


Aprimorar a consciência dos alunos para o que os rodeia, fortalecendo a sua capacidade de responder/reagir de forma criativa aos vários obstáculos com que se deparam;

Promover oportunidades para que os alunos se possam descobrir e refletir sobre eles próprios, valorizando a individualidade dentro da versatilidade;


Incentivar um maior desenvolvimento do pensamento
crítico e criativo;


Oferecer uma estrutura educacional que prioriza o reconhecimento do bem-estar físico, psicológico e social dos alunos;


Promover um ensino interdisciplinar
entre as várias vertentes artísticas.

Jovens dançarinos modernos

Fundadores

bossmariana.jpeg

Mariana Pombal

Mariana Pombal, artista vianense, nascida a 7 de Setembro de 1994. Licenciada em Dança, desde 2015, pela Escola Superior de Dança em Lisboa.

No ano de 2018 termina a formação como professora registada da Royal Academy of Dance (Londres) – Certificate in Ballet Teaching Studies.

 

Desde 2015 até ao momento atual, exerce o papel de professora de ballet clássico e de dança contemporânea, tendo trabalhado entre Lisboa, Caminha, Esposende e, atualmente, em Viana do Castelo.

 

Como criadora, destaca a peça “ANYWAY...ACIDS!”, em 2015, apresentada no Auditório da Escola Superior de Dança. Em 2018, estreia a peça “A Pequena Caixinha” no Auditório da ACEP e, em 2019, é apresentada no Café Concerto do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. Desde 2018 até ao momento atual, tem trabalhado como assistente coreográfica com a Companhia de Teatro do Noroeste – CDV.

 

Desenvolveu o seu trabalho como intérprete e co-criadora no projeto e performance Zoodificação, ao lado de Rute Esteves e Juliana Fernandes, apresentado no Festival de Artes Performativas Guimarães Noc Noc, em Outubro de 2018.

 

Em Março de 2021, participou como bailarina e intérprete na peça do Teatro do Noroeste – CDV, “O Palhaço Verde”. Juntamente com Juliana Fernandes, cria e organiza o Festival de Site Specific “Lethes em Bruto – Memorial Dançante”, que teve a primeira edição em Setembro de 2021, vencedor do concurso Viana Jovens com Talento 2020.

 

Ingressa, em 2021, no Mestrado em Ensino de Dança, na Escola Superior de Dança em Lisboa. 

bosswallace.jpg

Wallace Wong

Wallace nasceu em Hong Kong, e começou a dançar em 2010 como bailarino de rua, principalmente no hip hop freestyle

Estudou na "Performact" pela Untamed Production em Lisboa, Portugal.

É membro da Associação de Dança da Universidade Baptista de Hong Kong há três anos e participou em muitas atividades culturais de rua locais. Ele e os seus parceiros formaram uma equipa de hip hop chamada "Asylum Strangers" que tem como objetivo melhorar um nível superior de técnica de dança e, ao mesmo tempo, abrir-se a experimentar diferentes tipos de estilos e elementos de dança. 

Em 2018, formou-se na Escola de Dança da Academia de Artes do Espectáculo de Hong Kong, com especialização em Dança Contemporânea. Trabalhou com muitos coreógrafos e realizadores internacionais como Rakesh Sukesh, Olga Roriz, Ricardo Ambrozio, Gonçalo Labato, Diane Madden, Leila Mcmillian, Gabrielle Nankivell, Dam Van Huynh, Laura Aris, John Utan, Christine Gouzelis, Paul Blackman.

 

Wallace representou a academia para participar no Seminário Internacional de Dança Criativa organizado pela Universidade Normal de Pequim em 2015. 

 

Em 2017, obteve a Bolsa de Estudo Wong Cho Lam e a Bolsa de Estudo da Faculdade de Dança Contemporânea.

bottom of page